sábado, 21 de março de 2015

Feedback - Todo gestor precisa ser um especialista.

Pensando no universo onde atuo que é o Call Center, tenho refletido demais sobre o trabalho dos gestores e em especial sobre o trabalho do Supervisor.  Este é peça fundamental do negócio pois faz o link da organização com aqueles que estão na linha de frente com o cliente.  Sua responsabilidade para a entrega dos resultados é gigante.  Apoiar e orientar equipes,  cuidar dos sentimentos dos funcionários, ter conhecimento técnico que garanta o negócio fluindo,  tomar inúmeras decisões durante o dia,  monitorar chamadas,  acompanhar processos,  atender clientes, Coordenadores e Gerentes.  E ser um especialista em Feedback,  um conhecedor na arte de se comunicar com seus subordinados e líderes. 
Ser um especialista em feedback significa ser capaz  de dominar um momento que deixa grandes líderes em pânico.  Onde você precisa se expor,  estar muito embasado com dados e fatos para transformar aquele momento difícil num momento de desenvolvimento entre líder e liderado.  Momento em que as deficiências serão expostas e que o Supervisor terá a oportunidade de conquistar seu liderado. Como gestor de equipes a muitos anos deixo aqui algumas dicas para este momento:
1- Faça  deste um momento solene,  faça um convite formal e agende um horário para que seu colaborador se prepare.  É um momento especial pra ele também.
2- Leve dados e fatos,  faça um resumo no papel sobre os pontos que deseja abordar.  Se possível leve relatórios para mostrar resultados da equipe por exemplo.
3- Evite interrupções,  reserve uma sala ou comunique está ocupado.
4- Não evidencie apenas pontos negativos,  um feedback pode ser apenas para pontos positivos também.  Mas para que não seja vazio mostre evidências deste elogio. E proponha novos desafios prevendo possível acomodação.
5- Se vai falar de resultados que não foram alcançados,  defina um plano de desenvolvimento com seu colaborador.  Deixe que ele faça parte do processo. Este é um momento de resgate, tenha paciência se o colaborador tiver dificuldades nesta fase.
6- Se vai falar de comportamento, seja direto e deixe claro os prejuízo daquele comportamento para a equipe,  organização e carreira.
7- E principalmente respeito pelo profissional e colega que esta nervoso e com medo do seu julgamento. Tenha compaixão por aquele profissional qu muitas vezes nunca passou por este momento.
Seja um especialista de feedback!

Nenhum comentário:

Postar um comentário